Priorizar o produto não é uma boa estratégia, afinal, o que criará um negócio de sucesso é a compra realizada pelo cliente.
Após descobrir se deseja vender roupas infantis, soluções de software ou serviços de design gráfico, o próximo pensamento deverá ser:
Você provavelmente tem uma ideia daqueles que possam ser seus clientes, porém você provavelmente não os estuda ou analisa.
Abaixo, algumas sugestões sobre como você poderá questionar a si e aos seus clientes. A análise das respostas a essas perguntas servirá de base ao estudo de seus clientes – podendo também ser incluída ao seu plano de negócios:
Para obter um palpite embasado, você deverá entrevista 5 potenciais clientes e observar se eles irão comprar seus produtos e substituir o que eles usam atualmente.
A conversa com esses 5 potenciais clientes – que não são seus amigos – possibilita um valioso conhecimento acerca de seus consumidores.
É possível aproveitar a entrevista para avaliar a força da concorrência sobre você. Procure setores especializados e ouça a opinião deles sobre o seu produto.
Caso a sorte esteja ao seu lado, você já terá 5 clientes quando começar seu negócio. Ou, melhor, talvez você tenha combinado com o seu último empregador que ele iria comprar ao menos 500 horas de seu trabalho nos primeiros dois anos.
Agora que você sabe quem são seus clientes, é importante encontrar uma boa maneira de fazer contato. Assegure-se de reservar tempo suficiente em sua semana para realizar contato com seus clientes – um dia por semana é razoável.
Não se pode falar em uma forma correta de se relacionar com seu público, pois dependerá bastante da área de seu negócio, do ambiente competitivo e de como você se diferencia da concorrência.
Aqui está uma lista – não exaustiva – de maneiras de contatar clientes:
Estimule novas ideias lendo sobre parâmetros de contato e vendas e vários outros artigos sobre marketing e negócios nesta página.
O propósito único do marketing é vender mais para mais pessoas, com maior frequência e maiores preços. Não há outra razão de ser.
- Sergio Zyman, Executivo de marketing mexicano