A maioria das outras etapas do plano de negócios se concentra nos negócios e em seu desempenho. Neste passo, você deve descobrir como lidar com as regras específicas de seu país.
Sobre esse assunto, no modelo de plano de negócios, você descreverá como será a organização das rotinas de trabalho em seu novo negócio.
Cada país utiliza um aparato jurídico diferente para a organização da vida empresarial. Portanto, é importante entrar em contato com uma autoridade local ou um consultor de direito empresarial para descobrir o funcionamento dessas regras.
No Brasil há diversas opções para a forma jurídica de sua empresa. As principais são:
O registro da empresa deve ser feito na Junta Comercial de seu estado.
Qual tipo de negócio melhor se adapta a você?
Assim que você registrar sua empresa, é necessário abrir uma conta
bancária
específique. Não pague as despesas da empresa com as suas contas pessoais.
Se
possível, faça todas as transações através de seu banco. Isso fará com que sua
administração financeira seja mais fácil.
Qual banco você escolheu?
Caso você esteja começando uma pequena empresa, com apenas um funcionário, você provavelmente será o seu próprio contador. A empresa crescerá e você contratará mais pessoal, logo haverá mais atividade na empresa. Então, torna-se difícil para você fazer suas próprias contas.
Você contratará um contador ou fará você mesmo a própria contabilidade da empresa?
Muitos empreendedores acham que mexer com a papelada é o fim do mundo nos negócios. Eles preferem “trabalhar”, o que significa construir uma casa, servir os hóspedes no restaurante ou produzir substâncias bioquímicas.
Porém, para poder “trabalhar” com tranquilidade, a papelada precisa estar em
ordem e você precisa construir rotinas de gerência administrativa.
Como
estão suas rotinas?
A política de negócios é um conjunto de regras necessárias ao melhor andamento de sua empresa. Ao formular sua política, leve em considerações ao menos:
Quais regras você segue?
Se você possui expectativas de exportação, é importante, desde o início, concentrar-se em sua política de pessoal. Não apenas seus contratados diretos, mas também os funcionários de empresas terceirizadas.
Muitos clientes estrangeiros perguntarão sobre a responsabilidade social de seu negócio. Os consumidores da Europa, EUA, Austrália e outros lugares questionarão se a sua produção respeita a força de trabalho. Portanto, para vender seus produtos, é importante tratar os seus colaboradores em conformidade com os acordos internacionais.
Como estão suas políticas de pessoal?
Tocar um negócio exige a realização de um seguro adequado para minimizar os riscos. Quais e quantos seguros são necessários diferem de uma empresa a outra.
Cada tipo de seguro pode ter nomes diferentes em diferentes companhias de seguros. Eles são divididos basicamente em três categorias:
Quais tipos seguros você precisa?
Qual seria um local apropriado para sua empresa? Muitas variáveis devem ser levadas em conta, ex.:
Ser o dono de sua própria empresa de pequeno porte pode ser muito solitário. Se você fosse um dos funcionários, provavelmente teria colegas. Porém, você é o proprietário e não terá quase ninguém a falar.
Quem será seu parceiro estratégico?
Acesse o Centro de Download e encontre os modelos para criar o seu próprio plano de negócios.
Se você acha a educação cara, tente a ignorância.
– Derek Bok, ex-presidente da Universidade de Harvard.