DynamicBusinessPlan.com
Fritz Sybergs Vej 9
DK 8270 Hojbjerg
Scandinavia
info@dynamicbusinessplan.com
UK
ES
PT
VI
CH
FR

Começar um negócio do zero

Você sempre possui algo. Sua personalidade, seus dons, sua habilidade em se relacionar com outras pessoas.

Se você sabe para onde está indo e possui apoio necessário, torna-se fácil planejar o caminho para o seu objetivo. Pouquíssimos empresários possuem um norte claro ou os recursos para alcançar seus objetivos.

Por isso, para atingir sucesso, o novo empreendedor deve usar tudo o que tem em mão para construir sua rota rumo a um negócio viável. Geralmente, essa estratégia gera êxito.

Empreendedores de sucesso

Pesquisas têm mostrado que os empreendedores de sucesso lançam mão dos meios disponíveis para guiá-los ao êxito. Os meios podem ser descritos nos 5 princípios:

1) Princípio do pássaro na mão

Quando grandes empreendedores se preparam para construir um novo negócio, eles começam com o que já possuem. Quais cartas você tem para jogar? Não importa se são boas ou ruins, é que você possui, e é de onde você conseguirá seus primeiros avanços.

Os recursos existentes para começar são:

  • Quem você é – sua personalidade. Você é introvertido ou extrovertido, um cara legal ou um pé no saco? Um perfeccionista à lá Steve Jobs de Apple ou um acara mais relaxado, como João Paulo de Brasília?
  • O que você sabe – sua educação, experiência de trabalho, hobbies e conhecimento adquirido por livros ou vídeos no YouTube.
  • Quem você conhece – família, amigos da escola, ex-colegas de trabalho e aqueles que você ainda irá conhecer.

2) Princípio do prejuízo aceitável

Frequentemente ouvimos que empresários de verdade assumem grandes riscos econômicos a fim de ganhar muito - ou perder muito, porém, em vez de partir para o tudo ou nada, os empresários mais bem sucedidos limitam seus riscos compreendendo o que seria um prejuízo aceitável em cada passo.

Em vez de um empréstimo para produzir 10 produtos de uma vez, eles produzem um produto, começam vender, ganham dinheiro e, então, produzem o segundo produto.

3) Princípio da colcha de retalhos

Quando um empresário de sucesso não possui os recursos necessários, ele procura parceiros. Assim, serão preenchidas as lacunas iniciais do empreendimento, e a incerteza será reduzida. Os parceiros podem ser a família, amigos, pessoas que conhecer em sua jornada empreendedora.

Esta página - Dynamicbusinessplan.com - foi originalmente escrita em inglês, porém fui questionado por um paraguaio sobre o porquê de não existir em espanhol, então, criamos juntos a versão em espanhol. O mesmo ocorreu com as edições em francês e português.

Em uma cooperação com antigo colega que presta consultoria na China, criamos a versão chinesa.

4) Princípio da limonada

Um empresário bem sucedido conhece a incerteza do futuro, uma fração de segundo pode mudar tudo. Em vez de fazer planos para o pior cenário, ele abraça a mudança e faz o melhor proveito dela.

Muitas vezes, mudanças inesperadas podem ser absorvidas em sua empresa e utilizadas como um passo para a inovação, para criar melhores produtos.

Os norte-americanos usam o termo "fazer a limonada" quando confrontado com uma situação ruim. Ou seja, você terá que encontrar uma boa solução caso esteja, por exemplo, diante de um limão azedo, que não pode ser comido. A solução poderá ser para adoçar o limão com açúcar, colocar a água e fazer uma deliciosa limonada.

5) Princípio do piloto no avião

A maioria das pessoas deseja controlar sua própria vida; assim também são os empreendedores bem sucedidos. Os outros quatro princípios são usados para aumentar o controle sobre a vida empreendedora.

Quando você trabalha com base em seus próprios recursos, você irá trabalhar com pessoas que escolheu para isso, não invista mais do que pode perder, veja os obstáculos como oportunidades. Trabalhando assim as chances de controlar a sua própria vida serão maiores.

Ao menos, a chance será maior do que se você tivesse seus recursos controlados por fontes externas.

Este princípio pode ser descrito como você sendo o piloto do seu próprio avião (sua empresa). Você decide o curso e fica longe das ameaças imediatas, como tempestades e nuvens de cinzas. Você nunca voará mais alto do que pode, assim poderá encontrar bons espaços para pouso.

É possível

Como é possível perceber acima, a maioria das pessoas pode se tornar empreendedora, mesmo que não haja um objetivo claro e recursos suficientes. Comece sua jornada no mundo empresarial com os pássaros que você tem em mãos. Faça-os voar de alguma forma e veja onde eles levarão.

Milhares de desafios existirão, resolva um de cada vez. Encontre parceiros com recursos, implemente novas formas de abordar o problema e quebre as despesas em pedaços mais acessíveis.

Fonte: Professora Saras Sarasvathy, www.Effectuation.org


Grandes empreendedores acreditam que as pessoas podem moldar o futuro. Eles creem que é possível fazer o futuro acontecer.
- Saras Sarasvathy, professora de empreendedorismo

Começar um negócio do zero
4 tipos de empreendedores
Pacto Mundial
Responsabilidade social
Organizando a empresa
Exacta do produto
Financiando sua Start-up
Vendas e Marketing
A pessoa por trás
Educação em empreendedorismo